terça-feira, 15 de março de 2011

CLARA MATTOS, SOULSPELL 2011 - vamos abrilhantar nosso canal : ) !!! mais uma linda e talentosa vocalista !!!



NOME: Clara Willemsens (ou Mattos haha :D)
_____


COM QUANTOS ANOS COMEÇOU À OUVIR METAL/ ROCK?

Hum... Acho que eu estava com 12 ou 13 anos... Foi quando eu comecei a descobrir o que eu realmente gostava, independentemente dos outros. E isso se manifestou muito no meu gosto musical.
____


QUE ESTILO GOSTA MAIS?

Bem, meu gosto é bem variado... Minhas bandas preferidas vão do Symphonic Metal ao Death Metal. :) Gosto também de algumas bandas de rock alternativo, como Muse. Além, da boa e velha MPB, destacando Tom, Elis, Vinícius e Chico.

Não posso deixar de falar da minha paixão por trilhas sonoras em geral, como as da Disney, do Gladiador, de Orgulho e Preconceito etc... =)

Também amo ouvir peças clássicas de piano (principalmente as de Chopin).

Gosto muito de música instrumental... Não ficamos presos a letras para sentir tudo que a música pode passar. Isso torna tudo mais emocionante! Cada dia que você ouve determinada música você sente algo diferente, porque você está diferente. É demais! =))
______


VOCALISTA PREFERIDO?

Nossa! Muito difícil dizer um preferido.

Vou falar dos vocais femininos que me influenciaram, e deixarei os rapazes comentarem sobre os masculinos! xD

Atualmente, eu tenho ouvido bastante Kari Rueslåtten e Johanna Kurkela. São duas cantoras com certa ligação ao folk nórdico. As suas linhas vocais são bem simples, mas são maravilhosas, elas passam muito feeling. Isso representa muito mim. Às vezes vocalistas ficam tão obcecados em cantar uma música difícil, e esquecem que a beleza não se encontra no nível de dificuldade da música... Outra vocalista que é mestra nisso é a Anneke van Giersbergen. Gosto muito da Sharon den Adel, da Simone Simons, da Floor Jansen também... Sem falar na Daísa Munhoz do Soulspell, né? Cada vez mais ela representa uma grande influência para mim também. =)
______
QUANTO TEMPO CANTA E SE TEM BANDA, CONTE-NOS UM POUCO.

Bem... Eu canto desde pequena. xD Cantar sempre foi uma coisa extremamente natural para mim. Era tão natural, que eu nunca olhei a música como algo mais sério. Quando eu era criança eu fazia shows para as minhas bonecas... Botava o CD no som pegava o microfone (leia-se embalagem de desodorante) e cantava! Haha Era divertido! xD

Eu participava de todas as atividades do colégio que envolviam música/artes cênicas, simplesmente porque eu adorava. Eu participei do coral da minha escola por 4 anos, e depois ingressei no teatro musical.

Eu só passei a olhar a música como algo concretamente importante na minha vida mais atualmente.

Então, comecei a fazer aulas somente agora. Tenho muito ainda o que aprender e percorrer nesse mundo musical, com certeza. :)
______


O QUE ACHA DA CENA METAL ATUALMENTE COMPARADA À DOS ANOS 80 E 90??



Para mim, é um pouco complicado falar, pois foi não presenciei muito esse período. Eu nasci em 1990, mas só fui me atentar para o Metal mais tarde, como falei anteriormente.

O que eu sei é o que observei através de vídeos e relatos...

Mas, simplesmente vendo os vídeos das primeiras edições do Rock in Rio, por exemplo, já dá para perceber que muita coisa mudou. Acho o Metal/Rock perdeu um pouco de espaço na mídia atual, principalmente aqui no Brasil, onde esse estilo não é tradicional. Na Europa ainda consigo ver que as bandas de Metal têm um espaço muito maior do que aqui...

No Brasil não há incentivo nenhum para a música, e isso é muito triste, pois vemos muitos talentos sendo desperdiçados por falta de oportunidade. Até mesmo as bandas de Metal brasileiras mais bem sucedidas, que fazem um grande sucesso lá fora, aqui são um pouco marginalizadas. O próprio brasileiro com seu complexo de vira-lata tende a valorizar menos o trabalho do metal nacional...

De um modo geral, acho que a maioria das pessoas vem perdendo talvez um pouco o prazer de ouvir música, de senti-la, saboreá-la. Conheço muitas pessoas que lidam com a música dessa forma, e isso me assusta um pouco.


A INTERNET AJUDA, TEM MUITA GENTE , MAS QUEM É BOM E TRABALHA SÉRIO SE DESTACA,... OU ACHA QUE MUITOS CONSOMEM COISAS RUINS POIS ALGUMAS BANDAS TEM GRANA PRA COLOCAR PROPAGANDAS EM SITES ESPECIALIZADOS E REVISTAS, ASSIM SENDO MAIS VISTOS QUE ALGUMAS QUE SÃO MELHORES MAS NAO ESTÃO SENDO SEMPRE VISTAS???



Eu, particularmente, vejo mais benefícios do que malefícios quanto a sua influência da internet no mundo da música. Acho que é um grande instrumento de divulgação, de acesso à cultura. Isso é maravilhoso.

Claro, que a internet também traz aquele velho problema das pessoas que criticam de graça, muitas vezes sem nem conhecer, que emitem suas opiniões de forma indiscriminada e irresponsável... Mas, isso é uma coisa que teremos que aprender a lidar.

É claro que muitas bandas conseguem uma projeção melhor devido ao dinheiro... Mas, no caso do Metal principalmente, eu acredito que se o sucesso não for fundamentado num trabalho concreto e consistente, será apenas algo momentâneo.

Até mesmo essas bandas que fazem maior repercussão na mídia, quando não possuem realmente qualidade, logo são esquecidas.

Essa dinâmica formada não é justa, realmente. Mas não acho que seja culpa da internet. É difícil dizer por que as coisas estão assim, ainda mais estando do lado de fora da indústria musical...

Eu, como uma grande otimista que sou, acredito que em algum momento as coisas vão melhorar! =)) Estamos ainda meio perdidos, aprendendo a lidar com todo esse boom tecnológico e suas consequências, boas e ruins.

____


DE QUE CIDADE VC É???



Eu sou de Nova Friburgo. Mas agora vim morar no Rio de Janeiro para fazer faculdade. =)
____


COMO FICOU SABENDO DO SOULSPELL PELA PRIMEIRA VEZ ??

Eu tenho a impressão que eu conheci o Soulspell no primeiro concurso que eles fizeram... Mas, eu não acompanhava muito o projeto.

Eu só fui ‘redescobrir’ o Soulspell agora, com o concurso de 2011, e hoje posso dizer que é realmente uma das coisas que e mais gosto de ouvir. =)
_____


E CONTE-NOS O QUE É PARA VOCÊ PARTICIPAR DO SOULSPELL 2011 E SOBRE A INICIATIVA DE HELENO (SOULSPELL)??

Nossa! Tudo isso está sendo bem doido para mim. xD

Eu resolvi participar do concurso para aproveitar as minhas férias e exercitar um verdadeiro autoconhecimento da minha voz e das minhas possibilidades e impossibilidades. Acabou que eu aprendi muito mais do que eu esperava, não só em termos de autoconhecimento, como também técnicas que eu desconhecia. Cada etapa representou um desafio, e no final um grande aprendizado para mim. =)

Eu me esforcei muito, mas não esperava estar entre os 40 semifinalistas! Foi uma doce surpresa!



Nossa! Eu admiro muito o Heleno e toda a equipe do Soulspell. Acho que o mundo estaria muito melhor se tivéssemos mais pessoas como eles. =)

Muita gente reclama das coisas, mas não faz nada muda-las. Seria muito mais cômodo para o Heleno ficar somente focado no Soulspell... Mas, sua iniciativa de fazer esses concursos só mostrou como ele é uma pessoa preocupada com o Metal nacional, e que realmente acredita no potencial desse segmento aqui no Brasil.

Além disso tudo, todos do Soulspell com os quais eu tive o mínimo contato são muito humildes, simpáticos e, acima de tudo, talentosos naquilo que fazem. E o mais impressionante é que mesmo pela internet conseguimos perceber que todos exercem seu papel com o coração. Isso é bonito demais.

Só tenho a agradecer a todos eles e desejar o maior sucesso do mundo! Eles merecem! =))


________


UMA FRASE SOBRE O METAL NACIONAL.



União e persistência: é só o que nos falta para conquistarmos nosso espaço e incendiarmos o mundo! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário